Em 2018, experimentamos momentos efervescentes na política. Se por um lado, tivemos grandes preocupações, por outro o Brasil mostrou que suas Instituições estão fortalecidas e seus fundamentos econômicos sedimentados.
Passamos por turbulências e não sofremos grandes abalos, que num passado não muito distante eram comuns. Ao contrário disso, houve sinais de recuperação: taxas de juros menores, leve crescimento da economia, inflação controlada e índice de desemprego lentamente diminuindo. Apesar do Governo não ter realizado todas as reformas estruturais que pretendia, as deixou preparadas para a próxima Gestão.
Em meio às incertezas, a ANCORD continuou seu trabalho exercitando seu papel de protagonista na indústria de intermediação. Analisou e participou ativamente das mais relevantes discussões e projetos do mercado, buscou soluções para os mais diversos desafios e identificou oportunidades.
Continuamos lutando pela racionalização do nosso arcabouço regulatório e autorregulatório, pela redução dos custos de observância, pela ampliação do escopo de nossa atividade e, por óbvio, desenvolvimento do mercado de capitais.
As defrontações nunca param. Com a rápida evolução tecnológica e uma nova geração de empreendedores, é chegada a hora de questionarmos nossos modelos tradicionais de negócios, adaptá-los para um futuro pouco previsível, mas que sem dúvida ensejará um contexto muito diferente do presente.
Nesse sentido, a ANCORD vem atuando face às novas tendências. Sediamos, organizamos e apoiamos eventos em que especialistas debateram sobre temas de interesse da nossa comunidade. Exemplos dessas iniciativas foram os Workshops “Controles e Critérios para operações de OMC”, apresentado pela BSM aos nossos associados, “FGC e os impactos das novas regras para os mercados financeiro e de capitais “, com o diretor executivo da Instituição, André Loes, “O Brasil e as Eleições: candidatos e tendências político-econômicas”, que contou com a participação de Augusto Nunes, Ibsen Costa Manso e Zeina Latif, “Renovabio e o Crédito de Descarbonização – CBIO”, evento realizado pelo Ministério das Minas e Energia e que abordou a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).
Em 2019, pretendemos investir ainda mais em nosso Programa de Workshops, para aprofundarmos e discutirmos assuntos estratégicos para o nosso segmento.
A ANCORD acredita que fortalecer o mercado é também valorizar o relacionamento com as principais entidades de classe, autarquias, reguladores e autorreguladores. Por isso, também temos buscado, de forma incessante, a construção de pautas comuns com as demais players do mercado de capitais e financeiro, em especial a B3. São inúmeros projetos e propostas que interessam de forma direta ao nosso segmento e ao mercado como um todo. Temos também estreitado as relações com a CVM, com o Banco Central e BSM, por meio de encontros e reuniões constantes, sempre buscando construir uma agenda positiva, alinhar objetivos mútuos.
Outro ponto que merece atenção é o papel ativo da ANCORD nas discussões para a implantação do CCJ\BacenJud -Sistema eletrônico de bloqueio e de transferência de valores para o pagamento de dívidas judiciais. Dentro do Comitê Gestor BacenJud, a Associação tem sido protagonista.
Em termos de gestão, aprovamos nosso novo Estatuto, tornando-o muito mais moderno e que procura atender aos anseios e necessidades do nosso Associado.
Além disso, foram revitalizados os Comitês da Associação. São grupos fundamentais para o mercado que contribuem para definir diretrizes em diversas esferas e promovem debates de temas relevantes para a industria de intermediação. Atualmente contamos com dois comitês: Estratégia e Inovação; e Jurídico, Compliance e de Back-Office
Também merece destaque o nosso Conselho de Ética. Acreditamos que a transparência e manutenção de uma competição saudável sejam determinantes para o desenvolvimento do mercado. O referido órgão é um foro adequado para discutir questões que envolvam nossos Associados, a exemplo de temas como concorrência, uso de poder econômico, venda cruzada, entre outros.
Olhando para o futuro, um dos pontos mais importantes de nossa transformação será o investimento em educação. Durante todo o ano de 2018, trabalhamos na construção de uma nova e moderna metodologia de Ensino à Distância, contratamos especialistas e fornecedores de alto padrão de qualidade e eficiência para a criação de conteúdos e de tecnologia de ponta para oferecermos produtos de qualidade para profissionais do mercado, universitários e público em geral.
Nosso Programa EAD será lançado no 1º trimestre de 2019. Com ele, atingiremos um número exponencial de novos alunos. Lançaremos conteúdos atualizados com uma linguagem inovadora e ferramentas que permitem mais capilaridade e alcance geográfico ao público interessado.
Em relação ao Exame de Certificação dos Agentes Autônomos de Investimento, temos batido recordes de participação. A parceria com a FGV possibilitou um aumento expressivo da frequência das provas e dos locais onde elas podem ser aplicadas (em todo o território nacional). Ao longo de 2019, aperfeiçoaremos ainda mais todo o processo.
Revigoramos e readequamos área de Credenciamento de AAIs (ANCORD Entidade Credenciadora), com o principal objetivo de otimizar e melhorar não só os serviços prestados, mais também a comunicação e troca de informações com a CVM de maneira exata e tempestiva. Em 2019 teremos um Sistema de Gestão novo e de vanguarda.
Em outubro de 2018, lançamos nosso novo portal, mais moderno, interativo e com conteúdo institucional e educacional abrangentes. Nossas mídias sociais também têm tido resultados expressivos, sendo sempre atualizadas com novidades.
Por fim, destacamos a consolidação de nosso Programa de Benefícios. Temos incrementado a iniciativa, negociando com fornecedores condições especiais e preços exclusivos para nossos Associados. São diversos sistemas, soluções de negócios, produtos e serviços, planos de saúde, cursos de idiomas, agências de turismo, e clipping eletrônico.
Continuaremos trabalhando em prol de nossos Associados e da indústria da intermediação. Contamos com o apoio de todos vocês neste esforço por meio da participação e envolvimento nos assuntos da Associação e nos Comitês que deverão ser renovados no início de 2019.
Aproveitamos a oportunidade para desejar Boas Festas com muita paz e fraternidade e um próspero 2019, repleto de bons negócios e grandes realizações pessoais!
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO