A cerimônia de entrega do Prêmio Imprensa de Educação Financeira – 16a Edição foi realizada no dia 31/08/23, na sede da B3.
Quatro jornalistas, em três categorias, foram reconhecidos por suas matérias, consideradas importantes para a divulgação e esclarecimento da sociedade quanto ao mercado de capitais.
Na categoria “Jornal – cobertura nacional”, Juliana Schincarol, do Valor Econômico, recebeu o troféu pela matéria “Atuação de inluenciador põe à prova regulação de investimentos”. Já, na categoria “Cobertura local/ regional”, o vencedor foi Gabriel Ronan da Costa Corrêa, do Jornal O Tempo, de Belo Horizonte, com a reportagem “Mercado de apostas esportivas já ganha o gosto do brasileiro” e, na categoria “Mídia digital”, os ganhadores foram Nathália Larghi e Marcelo D’Agosto, do Valor Investe, com a matéria “Tesouro ‘indireto’: vale a pena comprar títulos públicos no mercado secundário por meio de corretoras?”
Durante a abertura do evento, o Diretor Geral da ANCORD, José David Martins Júnior ressaltou a importância da iniciativa “esse prêmio é um exemplo de como valorizar e incentivar a transparência e o acesso à informação, um dos mais importantes pilares para o nosso Mercado”
João Pedro Nascimento, Presidente da CVM, destacou a importância do trabalho da imprensa para a multiplicação da educação financeira no país, enquanto que Gilson Finkelsztain, presidente da B3, valorizou o trabalho dos jornalistas, elegendo-os como fundamentais para o avanço do mercado financeiro.
O Prêmio Imprensa de Educação Financeira é uma iniciativa do Comitê Consultivo de Educação da CVM, grupo voltado ao apoio e à promoção de projetos de educação financeira para a população.
Participam desse fórum, além da própria CVM, as seguintes entidades do Mercado: ANCORD, ABRASCA, APIMEC BRASIL, ANBIMA, ABVCAP, B3, o IBGC, IBRI e PLANEJAR.