Associação foi uma das entidades convidadas pelo Banco Central para inauguração de exposição e emissão de moeda comemorativa sobre os 25 anos do Real.
No dia 28 de agosto de 2019, o Banco Central inaugurou a Exposição “Estabilidade Real”, que celebra o aniversário de 25 anos do Real.
Na ocasião, foi também lançada a moeda comemorativa sobre o tema.
A cerimônia foi realizada no Museu de Valores, no edifício-sede do Banco Central, em Brasília e a abertura do evento ficou a cargo do Presidente do BC, Roberto Campos Neto.
A ANCORD esteve presente e foi representada pelo seu diretor geral, José David Martins Júnior. O encontro promovido pelo BACEN reuniu convidados do Banco, autoridades do Governo Federal e entidades do Mercado Financeiro. Além da ANCORD, estiveram presentes a ABAC, ABBC, ABBI, CENTRUS, ABRACAM e FEBRABAN
A comemoração dos 25 anos do Real é a celebração da estabilidade econômica do Brasil e de um padrão monetário que se tornou símbolo de uma nova era. Com o controle da inflação, o Real se firmou como uma moeda sólida e confiável.
A exposição interativa, que acontece no Museu de Valores do Banco Central, permite aos visitantes conhecerem ou relembrarem os períodos de inflação alta, visualizando os efeitos do aumento dos preços sobre o poder de compra da moeda. Para isso, além de exemplares de cédulas e moedas, estão expostos objetos como máquina de remarcar preço e aparelhos de TV antigos, que veiculam notícias da época do lançamento dos planos econômicos.
Ainda dentro das homenagens ao Real, foi emitida uma moeda comemorativa de circulação de 1 Real. Serão cunhadas 25 milhões de moedas, que entrarão em circulação por intermédio da rede bancária.