Em evento realizado no dia 05/02/24, foram empossados os dois novos diretores da CVM: a advogada Marina Copola e o engenheiro Daniel Maeda. A cerimônia, que foi realizada na sede da Autarquia, no Rio de Janeiro, contou com a abertura do Presidente João Pedro Nascimento e com grande audiência, entre autoridades e representantes de instituições e entidades do mercado de capitais
Na cerimônia, Daniel Maeda, destacou que a autarquia não tem apenas papel de fiscalização e “enforcement”, mas também de fomento do mercado, aperfeiçoando os mecanismos e garantindo segurança jurídica. Também citou o cadastro unificado do investidor, a tokenização de ativos, a regulação de Fips e o regime informacional dos fundos de investimento entre os tópicos em que a Autarquia deverá trabalhar neste ano.
Já, Marina Copola ressaltou o papel da Autarquia para o país. “A CVM tem um compromisso com o Brasil e tem um legado institucional. A minha história profissional, o meu começo aqui como assessora e hoje o meu retorno como diretora, eles são um exemplo do magnetismo desse legado. Essa não é a mesma CVM que eu encontrei há 15 anos. Além de um aumento expressivo da base de investidores e do volume de ativos, um horizonte novo se abriu por conta da tecnologia e mudanças que foram aceleradas, como resultado da pandemia. Acredito que precisamos seguir atentos aos avanços tecnológicos e seus impactos nas ofertas de ativos e serviços”. A ANCORD esteve presente ao evento, sendo representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Carlos Arnaldo Borges de Souza, por seu Diretor-Geral, José David Martins Júnior, pela Head Jurídica Maria Adelaide Carreiro Gonçalves de Aquino e pelo Head da Área de Certificação e Credenciamento, Orlando Jr.