No último dia 21 de junho de 2022, a ANCORD promoveu uma reunião-almoço entre o seu Conselho de Administração e entidades parceiras, além de outros convidados do mercado.
O Encontro, realizado no Restaurante Cantaloup, em São Paulo, também representou a primeira iniciativa presencial realizada pela ANCORD após a eleição que reconduziu à sua Presidência o Sr. Carlos Arnaldo Borges de Souza e às vice-presidências da Associação os Sílvio Alexandre Rocha da Silva e Rafael Guerino Furlanetti.
O evento, que contou com a palestra da economista Ana Carla Abrão Costa, foi prestigiado por diversos presidentes, superintendentes, diretores e representantes de várias Associações e Entidades parceiras.
Coube ao vice-presidente da ANCORD, Silvio Alexandre Rocha da Silva, dar as boas-vindas aos presentes. Ele destacou que, mesmo diante das dificuldades impostas por esses mais de 2 anos de pandemia, a Associação tem procurado aproximar-se cada vez mais dos seus públicos, dos seus parceiros, das Instituições do Mercado, dos reguladores e autorreguladores. Ainda ressaltou que, ao lado deles, diversos projetos e estratégias tem se solidificado e trazido inúmeros ganhos para todos os participantes do mercado. E que a ANCORD acredita nessa integração e na sinergia como forma de colher sempre resultados que sejam profícuos para todos.
Ao final de seu speech, Sílvio destacou a importância do 2022 para a ANCORD, já que ela comemora nesse ano seu cinquentenário. Informou a todos que, para comemorar esse marco tão importante, a Associação está preparando uma série de iniciativas. Dentre elas, 2 eventos, que serão realizados no dia 16 de agosto de 2022: o ANCORD Trends, um workshop onde grandes especialistas, acadêmicos, reguladores, autorreguladores e entidades do mercado discutirão temas de extrema relevância para o Mercado e para o futuro da Indústria de Intermediação. E o Coquetel Comemorativo dos 50 Anos da ANCORD.
Em seguida, a head do escritório da Oliver Wyman no Brasil e membro do Conselho de Administração da B3, Ana Carla Abrão Costa, presenteou a audiência com uma palestra sobre o Panorama Econômico Brasileiro. Analisou, com dados e informações, todos os ganhos e perdas que tivemos nos últimos 20 anos em relação ao PIB, à produtividade, à infraestrutura, à renda do brasileiro e ao mercado de crédito e de capitais. Após esse diagnóstico, a economista trouxe suas ponderações sobre as perspectivas para os próximos meses. Destacou a importância e a urgência do próximo Governo, seja ele qual for, se dedicar prioritariamente às reformas estruturais, ao combate urgente à miséria e à retomada do crescimento econômico.
O encerramento do Encontro foi feito pelo vice-presidente da ANCORD, Rafael Guerino Furlanetti. Ele agradeceu a presença da palestrante, dos presidentes e representantes das entidades do Mercado, dos membros do Conselho de Administração da ANCORD e de todos os demais convidados. Saudou o momento da Associação, que apesar de todas as dificuldades, tem protagonizado um papel fundamental para o fortalecimento da Indústria de Intermediação e do Mercado. Colocou ainda que o foco é ampliar sempre a integração e unir laços com todos os que fazem parte desse ecossistema. E a busca pela proximidade é quase que um mandamento para a ANCORD. Proximidade de interesses e objetivos
Antes de encerrar, Furlanetti ainda relembrou a importância de 2022 para a ANCORD, ano em que a Associação completa 50 Anos de fundação.