13/04/2016 – Em matéria publicada no site Arena do Pavini, o presidente reeleito da ANCORD, Caio Weil Villares, comentou sobre alguns dos planos e propostas da associação para o desenvolvimento do mercado de intermediação. Entre as iniciativas, ressaltou o empenho em buscar melhorias regulatórias e uma tributação mais simples e menos onerosa para o setor.
À frente da instituição por mais um ano, Caio afirmou que a ANCORD espera avançar nas negociações com o Banco Central (BC), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Bolsa de Valores para reduzir as exigências impostas às corretoras independentes. Vale destacar que, recentemente, a ANCORD aprovou uma mudança em seu estatuto, permitindo que outros participantes de mercado possam se associar e participar de seu conselho, caso dos bancos e gestoras, por exemplo. Segundo o presidente da ANCORD, esta será uma oportunidade para este segmento também propor mudanças e melhorias.
Na matéria, Caio ainda destacou a fusão entre a BM&FBovespa e Cetip, ressaltando a importância de discutir junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) possíveis contrapartidas que a operação ofereceria ao mercado, já que os negócios estariam concentrados em uma única instituição. Por fim, comentou sobre a necessidade da presença de um representante das corretoras em conselhos como o da BM&FBovespa Supervisão de Mercados (BSM), para que seja possível uma visão do lado comercial na hora de definir as exigências para as corretoras.