Banco Central quer aperfeiçoar monitoramento de operações de crédito

A lista de instituições que prestam ao Banco Central (BC) informações sobre as operações de crédito realizadas aumentará em 2018. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma resolução que determina o envio de dados sobre as operações realizadas via Sistema de Informações de Crédito (SCR) nestes casos:

  • Programas ou fundos públicos administrados por instituições financeiras
  • Dependências ou subsidiárias situadas no exterior de entidades que já são obrigadas a prestar informações
  • Entidades não supervisionadas pelo BC, mas incluídas em conglomerado prudencial financeiro

A novidade também vale para entidades não supervisionadas pelo Banco, desde que o BC faça convênio com o órgão regulador da área.

“Com a mudança, teremos acesso a um volume maior de informações sobre as operações de crédito realizadas no país e, com isso, teremos condições de aperfeiçoar ainda mais o monitoramento desse mercado”, afirmou o chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro, Gilneu Astolfi Vivan.

As novidades entram em vigor em janeiro de 2018, para que as instituições financeiras possam adaptar seus sistemas às novas exigências. O BC publicará nos próximos meses carta-circular com cronograma que vai detalhar como as mudanças serão implementadas.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site do Banco Central

NOTÍCIAS RELACIONADAS

B3 divulga informações sobre o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic)

Dando continuidade à adequação do Sistema do Segmento Cetip UTVM para a identificação dos Regimes de Registro ou de Depósito Centralizado de Ativos Financeiros, a B3 informou que está prevista para 25/03/2019 a implementação dos procedimentos operacionais relacionados com o conjunto de ativos financeiros indicados abaixo. Clique aqui e acesse o teor completo do Comunicado da B3.