BC e Cade vão trabalhar juntos para fomentar concorrência no sistema financeiro

O Banco Central (BC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vão trabalhar juntos na análise de fusões e aquisições que podem comprometer a concorrência no Sistema Financeiro Nacional (SFN). No dia 28/02/2018, as autarquias assinaram memorando de entendimento, o qual estabelece diretrizes para avaliação de atos de concentração envolvendo instituições financeiras e define ações para fomentar o estímulo à concorrência no SFN.

O memorando estabeleceu que o Cade e o BC continuarão se manifestando sobre atos de concentração, sendo necessária a anuência de ambos para aprovação. Nas raras hipóteses de atos de concentração que envolvam riscos à solidez e à estabilidade do SFN, o BC informará o caso ao Cade, para que ambas as autarquias aprovem o ato. Nos demais casos, mais comuns, o ato somente será aprovado caso haja anuência de ambas as autarquias.

O memorando inclui ainda o compromisso do BC e do Cade de reverem suas regulamentações, se necessário, e de trabalhar conjuntamente visando à aprovação de projeto de lei complementar, estabelecendo parâmetros de atuação das autarquias, de forma a trazer maior segurança jurídica e previsibilidade para a defesa da concorrência no SFN.

Saiba Mais

>> Leia a notícia completa no site do Banco Central

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AmBev e ItauUnibanco estão entre maiores empresas estrangeiras listadas nos EUA por valor de mercado

A consultoria Economatica lançou uma plataforma de acompanhamento de todas as empresas listadas nos EUA. A base de informações cobre mais de 3.600 empresas dos EUA e 750 empresas estrangeiras de 47 países diferentes listadas nesse mercado. Segundo levantamento feito pela consultoria, o Canadá é o país estrangeiro com maior número de empresas listadas nos […]

B3 anuncia resultados do primeiro trimestre de 2017

A BM&FBOVESPA S.A. (B3) divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2017 (1T17). A demonstração de resultados no período foi impactada pela consumação da operação de Combinação de Negócios entre a BM&FBOVESPA e a Cetip em 29 de março. Destaques do 1T17: Receitas dos segmentos Bovespa e Cetip UFIN subiram 21,5% e 15,8%, respectivamente; a […]