BC publica edital de consulta pública de segmentação do SFN para fins de aplicação da regulação prudencial

O Banco Central (BC) divulgou, no dia 17 de novembro, edital de consulta pública de resolução que estabelece a segmentação do conjunto das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC para fins de aplicação proporcional da regulação prudencial.

As modificações propostas no edital permitirão que as normas prudenciais sejam adequadas ao porte e ao perfil de risco das instituições que compõem cada segmento, mantendo o alinhamento aos padrões internacionais. Iniciativas nesse sentido têm sido adotadas por outros membros do Comitê de Basileia.

A proposta prevê a classificação das instituições financeiras em quatro segmentos diferentes. No S1, estarão os bancos de grande porte ou internacionalmente ativos. Integrarão esse segmento os bancos múltiplos, comerciais, de investimento, de câmbio e as caixas econômicas.

O segmento S2 será composto pelas instituições bancárias e não-bancárias de médio porte, bem como pelas instituições de grande porte que não compõem o S1. As instituições bancárias e não bancárias de pequeno porte serão enquadradas no S3, e as instituições que tenham perfil de risco simplificado, no S4.

De acordo com os critérios previstos no Edital, as corretoras e distribuidoras deverão se enquadrar no segmento S4, de entidades de pequeno porte e com uma estrutura de risco simplificada.

A ANCORD está consultando os Comitês Setoriais sobre possíveis impactos para as corretoras e distribuidoras e colhendo sugestões.

Os interessados terão até o dia 16 de dezembro para enviar sugestões e comentários ao BC sobre o tema do edital de consulta pública.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BSM divulga resultado da consulta pública sobre metodologia de auditorias operacionais

A BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados divulgou o relatório da Consulta Pública sobre a proposta de aprimoramento da metodologia de classificação do resultado das auditorias operacionais dos Participantes (Participantes de Negociação Pleno-PNP e Participante de Negociação- PN) da BM&FBOVESPA. Um participante de mercado manifestou sua opinião em relação à consulta pública. A Consulta Pública apresentou, para […]

CVM propõe nova instrução sobre oferta pública de distribuição de CIC hoteleiro

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou em audiência pública, no dia 10 de novembro, minuta de instrução que estabelece nova regulamentação para as ofertas públicas de distribuição de contratos de investimento coletivo hoteleiro (CIC hoteleiro). A norma substituirá as regras estabelecidas na Deliberação CVM 734. O CIC hoteleiro destina-se a viabilizar o financiamento da […]