Cetip assina acordo com S&P Global Platts para ampliar portfólio de indexadores de derivativos

A Cetip fechou uma parceria com a S&P Global Platts, fornecedor independente de informações e preços de referência do mercado de commodities em todo o mundo. O acordo possibilita que as instituições financeiras ofereçam a seus clientes contratos de derivativos de balcão que os protejam da oscilação futura dessas commodities.

Até então, para obter esse tipo de proteção, as empresas precisavam contar com estruturas no exterior para viabilizar esses contratos ou tinham que recorrer a operações de hedge com mercadorias semelhantes, mas não totalmente aderentes aos indexadores que melhor se adequariam ao que necessitavam.

A Cetip realiza o registro de todas as modalidades de derivativos de balcão existentes no país. No Brasil, os principais ativos subjacentes (indexadores) desses contratos são moedas, seguidos por juros. Os contratos de derivativos viabilizados pela câmara podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada empresa e a ampliação do portfólio de indexadores permite que esse trabalho seja realizado com ainda mais precisão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estoque de COE cresce 23,4% em 2016, diz Cetip

O Certificado de Operações Estruturadas (COE) completou três anos no mercado brasileiro em janeiro. De acordo com a Cetip, 19 bancos realizaram um total de 33.285 operações em 2016, somando mais de 137 mil desde o lançamento do produto em 2014. No final do ano passado, o estoque (montante disponível no mercado) era de R$ […]

BC altera horário para divulgação do Copom

Para se adaptar ao fechamento do mercado financeiro, o Banco Central (BC) decidiu antecipar em duas horas o horário das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). O encontro, que acontece a cada 45 dias, define os juros básicos da economia, a taxa Selic. A partir da próxima reunião, a taxa será divulgada por volta […]