CVM lança estudo sobre risco cibernético nas atividades de administradores fiduciários e intermediários

O risco cibernético tem sido cada vez mais discutido no âmbito acadêmico, fóruns de reguladores internacionais de mercado de capitais e imprensa. Além da crescente preocupação decorrente dos processos cada vez mais automatizados no mercado de capitais e sua potencial característica de risco sistêmico, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou o estudo “Percepção de riscos cibernéticos nas atividades de administradores fiduciários e intermediários”.

O estudo analisa os resultados da pesquisa sobre percepção de riscos cibernéticos realizada junto aos participantes do mercado de capitais brasileiro. Entre as questões abordadas, destacam-se temas como:

  • Conclusões sobre processos mais sensíveis aos riscos cibernéticos inerentes aos regulados.
    Lacunas identificadas ao bom gerenciamento de riscos.
  • Visões sobre ameaças, priorização de componentes de governança e atuação do órgão regulador na mitigação de riscos cibernéticos.

Saiba Mais

>> Veja a notícia completa no site da CVM

>> Acesse a íntegra do estudo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Revolução digital nos serviços financeiros norteia debates em Fórum de Cidadania Financeira

Na semana passada, aconteceu o III Fórum de Cidadania Financeira, evento que reuniu 700 pessoas para debater as oportunidades e riscos da digitalização para a cidadania financeira. Uma das constatações do encontro foi que as finanças digitais facilitam a intermediação financeira, mas é preciso que a população esteja preparada para interagir de forma segura nas […]

Bitcoin acumula valorização de 342% no ano

Segundo levantamento realizado pela consultoria Economatica, a rentabilidade do Bitcoin em 2017 (até 28/08) foi de 342,77%, posicionando-o como a segunda melhor opção de investimento no período avaliado. O estudo avaliou as ações da B3 com volume financeiro médio diário superior a R$ 1 milhão e verificou que a ação com melhor desempenho foi o […]