A Ernst & Young (EY) realizou um levantamento global sobre tendências para aberturas de capital. Na visão de Carlos Asciutti, sócio líder de Serviços para Private Equity da EY Brasil, o número de IPOs no mundo neste ano deve apresentar recuperação, apesar do fato dos grandes players continuarem preocupados com o futuro da União Europeia, com as políticas do novo governo norte-americano e com a curva do crescimento da China.
Em 2016, o número de IPOs teve uma redução significativa de 16% (1.055) em relação a 2015 e o capital levantado com essas operações caiu 33%, para US$ 132,5 bilhões. O volume de megadeals (IPOs com captação acima de US$ 1bi) foi de 21 ante 35 em 2015, queda de 40%.
Segundo a pesquisa, em 2016, a região da Ásia e Pacífico foi o principal mercado em número de operações de IPO pelo terceiro ano consecutivo, alcançando 60% do volume total de negociações. O principal fator para esse crescimento foi o grande número de movimentações no primeiro semestre do ano provenientes da Grande China (China, Hong Kong, Macau e Taiwan).
Saiba Mais